quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Desbravando cervejas: Murphy's Irish Red (Irlanda)


Há exatamente 1 ano atrás, uma cerveja irlandesa foi desbravada aqui no blog, no caso, a Murphy's Irish Stout em lata, uma versão que serve como concorrente à tradicionalíssima Guinness, em igual versão. Nada mais propício do que relembrar a ocasião, voltando novamente à Murphy's. Desta vez, uma versão diferente, cujo estilo reflete bem a característica irlandesa de se fazer cerveja: Red Ales. Ou mesmo Irish Reds.

A Irlanda é um daqueles países que podem servir como referência no processo de elaboração de cervejas. Algo compreensível, ao ver que tal país situa-se na vizinhança da Grã-Bretanha, cujos países também levam a rica tradição de suas porters. Se as stouts são muito bem criadas para a degustação em dias de rigosoros invernos, o mesmo poderia ser dito das tradicionais ales, cervejas que contam com alto processo de fermentação. Aqui é onde se destaca esta singela Murphy's Irish Red, com sua coloração avermelhada, um tanto característica. A coloração pode te confundir com as versões Bock nacionais ou mesmo com a Brooklyn Brown Ale, mas ao presenciar ao vivo, perceberá essas tonalidades. Como escrito na postagem da Murphys Irish Stout, aquela cervejaria foi fundada em 1856; sob o nome de Lady's Well Brewery. Desde aquela época, a Irish Red vem sendo produzida, ganhando já no século XX a alcunha de Murphy's Irish Red, representando enfim o nome da companhia aos cantos do planeta. Graças à Heineken, a companhia que a exporta e nos presenteia com ela.

A primeira característica que se nota nesta Irish Red é a espessa formação de espuma. A temperatura não influi muito no condensamento, ou seja, se você despejá-la fria ou "mais ou menos" no copo, verá a formação de uma espuma grossa, cremosa, que quase se desenha em conjunto com a cerveja. Achei a semelhança incrível com a Guinness Draught: Estilos diferentes, mas elaboradas sob um mesmo processo tradicional, especialmente levando em conta o malte torrado. Aqui na Murphy's Irish Red não seria diferente. Em seu sabor, é possível notar uma mistura entre um sabor caramelado com tons de madeira, o que torna o cojunto bem cítrico ao paladar. É uma Red Ale equilibrada, que consegue descer bem refrescante, de ótima drinkability, e que conta com um retrogosto extremamente leve. Em sua obra, há poucas notas de amargor, deixando o sabor cítrico-caramelado em relativo destaque. Conta também com uma baixa carbonatação e um teor alcoólico de 5%, algo na medida pra uma bebida deste porte. Como resultado final, é mais uma cerveja que realmente vale a pena de se degustar.

Outro benefício que vale pela Murphy's Irish Red é o seu preço. Por ser importada através da Heineken, a cerveja conta com um preço até acessível para se tomar umas garrafinhas. Fácil de ser encontrada nas grandes redes de mercado, esta versão da Murphy's não decepciona. Segue o estilo clássico e tradicional do processo de elaboração de cervejas irlandesas, prezando sempre por sabores diferenciados. Portanto, fica a dica se você busca uma cerveja consistente, mas que seja bem mais refrescante, propícia para dias como estes de verão.