domingo, 3 de abril de 2011

Desbravando cervejas: Brooklyn Brown Ale (Estados Unidos)

Pois é. Diante de mais uma derrota no Campeonato Paranaense, me vejo obrigado a usar uma carta que tenho na manga: O desbravamento de cervejas. Sim, diante de tamanha frustração, o que vale nestas horas é beber, e beber até cair. Somos borrachos sim senhor, e assim como tal, seguiremos; sempre desbravando brejas que valem a pena serem degustadas. Então, vamos ao ponto certo, com a cerveja Brooklyn Brown Ale.

Em 1987, foi fundada a Brooklyn Brewery, uma cervejaria criada por Steve Hindi e Tom Potter. Steve aprendeu a fazer cervejas, ainda no começo dos anos 80, em países do Oriente Médio, tais quais a Arábia Saudita e a Síria, onde a posse ou consumo de bebidas alcoólicas era proibida. Foi quando em 1984, ao voltar pra cidade de Nova York, Steve Hindi decidiu criar uma cervejaria com seu vizinho, Tom Potter. Para tanto, chamaram ninguém mais ninguém menos do que Milton Glaser, o homem que havia criado o símbolo da campanha "I Love NY", para criação de desenvolvimento da logomarca das cervejas e da companhia. Não demorou para que a companhia crescesse, e viesse a criar suas mais variadas vertentes, desde a Brooklyn Lager, até esta sensacional Brooklyn Brown Ale, a qual está sendo desbravada, neste blog.

Para entender um pouco do tipo de cerveja que falamos, a Brown Ale é um tipo de cerveja de coloração amber escura, tendendo para as tonalidades marrons. O termo foi utilizado, pela primeira vez, por cervejeiros da cidade de Londres, na Inglaterra, ainda no século 17, numa forma deles descreverem suas cervejas: Brown Ale, Mild Ale, etc. Já no século 18, as cervejas do tipo Brown Ale passaram a ser produzidas e engarrafadas com a utilização de malte 100% torrado, e já no século 19, tais cervejas já eram consideradas mais fortes do que as próprias Stouts e Porters da Inglaterra. Atualmente, existem diversos locais que produzem as cervejas Brown Ale, tais quais os Estados Unidos, a Bélgica, e a própria Inglaterra; sempre tradicional quando o quesito é cerveja escura (Stout, Porter, Brown Ale).

No quesito desta cerveja em específico, a Brooklyn Brown Ale é dona de uma coloração marrom, bem escura, com tons avermelhados. Esta cerveja é excelente, e possui um sabor realmente muito agradável, no que se trata das típicas cervejas de colorações mais escuras. Basicamente, ela possui uma leve quantidade de espuma, e uma densidade bem considerável. O sabor desta Brooklyn Brown Ale é fantástico. Tu percebe, no paladar degustativo, leves toques do malte torrado, com pequenos toques cítricos, além da sensação de um gosto de caramelo indo até mesmo pro sabor de café. Uma Brown Ale típica, que pode chegar a lembrar a Irish Stout, porém, com maior força e maior consistência. Dona de uma porcentagem alcoólica de 5,6%, trata-se de uma cerveja realmente forte. A Brooklyn Brown Ale faz jus à imponência de seu nome, sendo dona de uma combinação muito equilibrada entre o lúpulo herbáceo, em conjunto com o malte torrado, além de sua textura bem aguçada.

Assim seguiremos, na constância plena de nossos dias, sempre brindando os amargos e os doces, na boa e na ruim, acompanhados das melhores cervejas. Um brinde à você, camarada leitor, e continuemos adiante com mais desbravamentos, pois a Coerenza e Mentalitá deste humilde Kuay Floy, não pára.