sábado, 12 de fevereiro de 2011

Desbravando cervejas: Murphy's Irish Stout (Irlanda)



Pois é, compadres. Blog reformulado, vida reformulada. Mas algumas coisas não se reformulam - e volto a bater nas tais teclas - como o fato de eu ser um velho bêbado hooligan. Sim, o apreço por tal atividade beira ao fanatismo; assim como beira igualmente o ato do desbravamento de cervejas. Compadres, uma das coisas que certamente ainda me mantêm vivo, é o desbravamento de béras. Nada como o alento alcoólico em noites de sábado. Ou sexta, ou domingo, ou segunda, como tu preferir. A escolha é livre.

O fato, é que após um longo mês, volto ao mercado, ainda com o sabor britânico no paladar. Pois é. A Grã-Bretanha é espetacular na arte de elaborar cervejas vândalas, fortes; e foi com tal instinto que busquei uma das relíquias da Irlanda: A Murphy's Irish Stout. Yeah! Mais uma cerveja Stout sendo desbravada pelo blog, e isso é fantástico. Como de costume, para entender essa cerveja, é preciso entender um pouco de sua história.


Criada em 1856, a Lady's Well Brewery foi uma cervejaria do condado de Cork, na Irlanda. Vendeu muito, por décadas, tendo como carro-chefe a cerveja escura Stout; que ganhou o nome de Murphy por causa da distribuidora James J. Murphy & Co. Mais tarde, a companhia cervejeira foi adquirida pela Heineken, isso em meados 1983. Foi quando o nome da velha cerveharia foi mudado para Murphy Brewery Ireland. Atualmente, a fábrica ainda existe, e produz as cervejas stout da Murphy (o carro chefe da cervejaria do condado de Cork), além de outros produtos da Heineken. É um dos pólos mais importantes da multi-nacional, situado em local estratégico: Grã-Bretanha, fazendo frente com rivais de peso, uma vez que Inglaterra, Escócia, e a própria Irlanda, sabem fabricar excelentes cervejas. No caso, o carro chefe da companhia continua sendo a Murphy's Irish Stout, original do condado de Cork, que iremos desbravar agora.


A receita original da Murphy's Irish Stout se mantém intacta, tendo sido criada em 1856, quando ainda da fundação da cervejaria Lady's Well Brewery. Se compararmos com cervejas mais fortes, como a Guinness e a Beamish, ou a própria Old Engine Oil; a Murphy's Stout se torna mais leve, mais suave, e mais seca. Um fator primordial para a qualidade de um bom veneno escuro, que não agrida vossa excelência. O sabor da Murphy's Stout é um tanto quanto exótico: No paladar, o malte é intenso, e há bons toques de caramelo com notas de chocolate, o que a faz inclusive ser considerada como "achocolatado" por aquelas bandas. Aliás, quando escorre-se a Murphy's Irish Stout pelo copo, parece estar-se derramando por ele uma bela dose de capuccino: Sabor muito presente na Murphy's. Parece bobagem mas é real. Muito disso, se deve ao fato da Murphy's passar por um processo livre da dissolução de dióxido de carbono em sua água, o que a torna mais tenra e consistente, diferente de algumas outras. Possui 4% de teor alcoólico, o que a torna uma cerveja levíssima, suave, e alentadora.

Dotada de uma extrema qualidade, e de um extremo sabor tenro; que acoberta o corpo, a cerveja Murphy's Irish Stout foi revelada aos olhos do mundo graças a companhia Heineken. E não por menos. Conquistou admiradores dos mais diversos, tornando-se assim como uma das cervejas icônicas de uma Irlanda; país invernal que sempre soube produzir excelentes bebidas. E assim seguiremos, no desbravamento de mais álcool, na busca do elixir da vida.