domingo, 29 de janeiro de 2012

Desbravando cervejas: Czechvar Premium Lager (República Tcheca)


E eis que um dos mercados aonde costumo gastar uns trocados com bebidas, estava com diversas novidades do mundo cervejeiro. Claro que os olhos deste singelo blogueiro brilharam, ao ver as prateleiras em questão devidamente recheadas de novas cervejas e marcas até então ainda não vistas por aqui. Nestas horas, a vontade de comprar todo o estoque é imensa, mas como falta a verba (risos), temos que escolher uma de cada vez. E a selecionada para este final de semana foi a cerveja Czechvar, da República Tcheca.

Amigo navegante pode se lembrar do episódio em que a 1795 foi desbravada (clique aqui). Naquela ocasião, falei um pouco sobre a cervejaria Budejovicky Budvar, criada em 1895, que "copiou" a idéia de se fazer cervejas "Budweiser", visto o sucesso que a companhia Budejovicky Mestansky Pivovar estava fazendo com sua Budweiser Beer. O embróglio judicial é complicado de compreensão, mas basicamente a companhia Budvar foi envolvida em um extenso processo ao lado da BMP e da Budweiser americana. A batalha judicial foi terminada no ano de 1911, e seu resultado final permitiu a utilização do nome "Budweiser" apenas por parte da Anheuser-Busch nos Estados Unidos. Desde então, variações do termo Budweiser em tcheco foram aplicadas pelas duas companhias, aos seus produtos. A cervejaria Budvar foi criada por cidadãos e operários tchecos, e dela, deriva uma extensa linha de cervejas. Dentre elas, a Budweiser Budvar Czech Premium Lager, que é a que iremos tratar nas seguintes linhas.

A Budweiser Budvar Czech Premium Lager (Czechvar) é uma cerveja muito boa. À primeira vista já impressiona por uma imponência, tanto na coloração, quanto na formação de espuma. Ela é bem equilibrada e conta com um retrogosto levemente amargo, com pequenas notas cítricas no conjunto do sabor, além de um aroma que lembra maçã frutada. O malte é forte, consistente, e aparenta ter sido torrado em seu desenvolvimento, sugestão apontada em virtude do retrogosto amargo. Apesar desta característica, ela é uma cerveja bem leve na desenvoltura: Se gelada, você consegue degustá-la como se fosse uma Lager normal brasileira, ou seja, você pode tomar boas quantidades da Czechvar. Sua coloração é de um amarelo mais denso, mais escuro, cuja tonalidade chega a lembrar algumas Brown Ales, apesar de ser uma Lager. É uma bebida típica pros dias invernais do Leste Europeu, por conseguir satisfazer o paladar com equilíbrio incrível, que mistura a presença do amargo com a descida leve na garganta. Conta com um teor alcoólico de 5,0%; o que a torna propícia para atividades borrachas, como ir aos jogos de futebol. Imagine fazer isso por lá, hein amigo?

Se formos estabelecer um comparativo, a Budweiser Budvar Czech Premium Lager e a 1795 são muito parecidas. Apesar de serem fabricadas por cervejarias diferentes, tanto a coloração da garrafa, da cerveja, quanto o conjunto de sabores apresentadas por ambas induzem você a um tipo de situação até irônica: Estar frente-a-frente com duas cervejas gêmeas, e ao mesmo tempo, rivais. Fica difícil apontar qual seja a melhor, mas fica muito nítida a sensação de que ambas são superiores à Budweiser norte-americana, justamente por serem trabalhadas com um apreço mais caseiro em sua produção industrializada. Pra quem busca um consumo formidável, sem maiores preocupações além de satisfazer o paladar com uma cerveja realmente decente, a Budweiser Budvar Czech Premium Lager satisfaz o pedido.