domingo, 22 de janeiro de 2012

Desbravando cervejas: Paulaner Original Münchner Hell (Alemanha)



Opções cervejeiras não faltam. Ainda bem, pois nesta época de verão, o consumo delas torna-se necessário. Nem tanto pra encher a cara, mas sim, pra dar aquela ótima refrescada após um longo dia de trabalho debaixo de sol à pino, coisa que copos de água gelada ou mesmo de sucos acabam não satisfazendo mais. Isto posto, uma postagem torna-se necessária, para quem busca novas opções no mercado, para tirar um pouco do stress cotidiano com o malte sagrado dos deuses. E nada melhor do que recorrermos à Alemanha, um dos grandes países historicamente produtores desta bebida.

Criada em 1634, a cervejaria Paulaner finca suas raízes na Ordem dos Mínimos (Paulaner Orden, em Alemão), que havia sido fundada por São Francisco de Paula em Munique, na região de Neuhauser Straße, no século XVI. Tão forte é esta identidade, que a Paulaner leva em seu símbolo justamente a figura que representa São Francisco de Paula. A tradição não pára por aí. Como se sabe, a cerveja é uma bebida criada pelos monges; e na Munique daqueles tempos, eles já preparavam suas próprias cervejas desde o ano de fundação da Paulaner. Nos dias de festa, a primeira Paulaner Original que os monges ofereciam tratava-se de uma Bockbier, tradicional Bock forte, bem consistente, que acabou se tornando uma espécie de referência em Munique. Apesar da cervejaria Paulaner só ter ganhado este nome em 1994, após várias mudanças que ocorreram desde 1799; o grande começo situa-se justamente com a Ordem dos Mínimos. Uma cerveja católica? Yep! E ótima!

Assim como muitas cervejarias espalhadas pelo globo, a Paulaner possui uma extensa variedade delas, com diferentes estilos e sabores. Uma de suas mais tradicionais (talvez a maior) seja a Paulaner Original Münchner, uma excelente Lager, sendo agora a bola da vez nesta postagem. Criada no final do Séc. XIX, a Münchner é um dos grandes símbolos daquela cidade alemã, e mostra ao mundo, toda a tradição bávara quando o assunto é a elaboração de cervejas. Isso pode ser observado no próprio rótulo dela, que leva os dizeres "Original Münchner Hell". Não é nada de "inferno" (risos). Trata-se de uma terminologia que designa um estilo próprio das Lagers de Munique, douradas, mas com um malte diferenciado, algo que foi aprimorado nos anos de 1830 naquela região, derivando de estilos mais fortes, de colorações mais escuras. História posta, vamos ao que interessa.

A Paulaner Original Münchner possui uma coloração amarela mas de tonalidade um pouco mais escura, mantendo ainda a característica das Lagers tradicionais. O líquido é pouco denso, mescla notas de produção caseira com a artificialidade da produção feita em grandes escalas, o que dá um certo equilíbrio. Retrogosto meio amargo, conta com lúpulo concentrado. Possui uma formação de espuma mediana, consistente, mas que se dissipa rápido. No conjunto da obra é uma cerveja forte, com gosto bem denso e por onde o paladar consegue identificar notas de malte torrado ou semelhante a isso. Foi produzida de acordo com a Lei de Pureza da Baviera de 1516 e possui 4,9% de teor alcoólico, quantidade acima da média das cervejas tradicionais ao redor do mundo. Uma alemã sem grandes destaques, mas cuja ótima drinkability termina por satisfazer bastante o apetite por cervejas fortes. Ideal para se acompanhar com petiscos, como os queijos por exemplo.

Pra quem busca boas marcas de cerveja, querendo economizar no preço, a Paulaner Original é uma boa pedida. Não é barata, mas também não acaba com teu bolso. Similar ao estilo da Birra Moretti, vale a pena saciar o paladar com ela. Especialmente em dias de verão. A Paulaner consegue fugir bem do estilo das nossas opções nacionais, que costumam "encher o bucho" pra te deixar meio borracho.