sábado, 26 de fevereiro de 2011

Desbravando cervejas: 1795 Budweiser Beer (República Tcheca)

The Original Bud.

De volta aos mercados da vida, após uma longa semana de encheções de saco. Uma pedrada sempre vai bem pro cérebro. Tirá-lo dos eixos, às vezes, é algo fundamental para um homem que se preze. Na busca eterna pelo elixir sagrado, eis que descobri uma das grandes alquimias, e adivinhe? Diretamente do Leste Europeu. O bom e velho Leste Europeu, hooligan por natureza, que nos fornece verdadeiras aulas sobre como torcer e... Como beber. E dalhe os goles, adentrando a garganta. O velho espírito ranzinza agradece, e diante de tal sensação, vamos à mais um desbravamento de cerveja: A "Budweiser Beer", diretamente da República Tcheca.

Também conhecida como "Budějovické pivo", esta cerveja pedrada é a original Budweiser, diretamente da cidade de Budweis, na Bohemia; República Tcheca. Uma loira premium Lager, produzida pela cerverjaria Budejovicky Mestansky Pivovar (conhecida sob a sigla de BMP). Na região da Bohemia, a cervejaria Budejovicky é a mais antiga, pois foi fundada em 1795. Uma pausa, agora, no fator histórico: Me admira o tamanho espírito de tradição com o qual se mantém as coisas, por toda a Europa. Seja uma construção antiga, uma loja, um produto, uma cerveja, um estádio. A preservação da história é a alma da identidade de um povo, e não diferente seria com a República Tcheca, através da cerveja Budweiser Beer (Budějovické pivo).


Porém, nem tudo são rosas, a cervejaria Budejovicky Mestansky Pivovar enfrentou alguns problemas sérios, no que diz respeito à cópia de identidade. Pois é. Tudo que é de qualidade, é copiado, na cara dura, sem mais nem menos. Não poderia ser diferente com a fantástica cerveja Budějovické pivo. Esta cerveja, em sí, data de 1802. Exatos 70 anos depois, em 1872, a companhia cervejeira começou a exportar a Budweiser Beer aos Estados Unidos. A marca causou um tremendo sucesso por aquela região, e logo em 1877, uma cervejaria norte-americana chamada Anheuser-Busch, após ter copiado o nome da cerveja tcheca, registra a marca "Budweiser". Isso mesmo. Aquela Budweiser que todos nós conhecemos, em propagandas e em garrafas de supermercado, é na verdade uma cópia da Budweiser Beer, original da República Tcheca. No ano de 1882, diante dos fatos de cópias, a cervejaria tcheca BMP registra o nome "Budweiser Lager Beer". Não demorou muito, e em 1895 surge uma concorrente tcheca à BMP: A cervejaria Budejovicky Budvar, que leva o mesmo primeiro nome.

Ainda no processo histórico, o site Buw descreve:

"Referência mundial em cervejas Lagers, Budweis é cidade de origem de excelentes cervejas desse tipo há mais de 700 anos. Fabricada sob rigorosos e tradicionais processos, a cerveja 1795 utiliza até hoje a receita original e tanques abertos de fermentação, atingindo os mais elevados padrões estabelecidos pela D.O.C (Denominação de Origem Controlada) determinados pela União Européia, exclusivamente para cervejas produzidas na cidade de Budweis".


Dotada de um forte sabor, ao mesmo tempo tenro, aconchegante; a Budweiser Beer da República Tcheca é simplesmente fantástica. Possui um teor alcóolico de 4,7%; e seu sabor concentra um tipo de malte diferente, torrado; o que enriquece o sabor desta Lager, e ajuda a deixar sua coloração levemente escura. Não obstante, conta com um lúpulo especial, conhecido como "lúpulo de Saaz", além de possuir a água retirada de poços artesianos da região de Budweis, à mais de 270 metros abaixo do solo. Pequenos detalhes que contribuem no enriquecimento final desta cerveja maravilhosa, única, e verdadeiramente Budweiser. Dona de um precinho camarada, você consegue descolar este petardo em qualquer mercado que se preze, quanto ao quesito "alcoolismo". A cerveja é fantástica e vale a pena a degustação, seja pra ficar muito borracho, ou apenas... Tirar um paladar.

Seguiremos adiante, como de costume, na eterna saga do desbravamento, sempre em busca de mais alentos alcóolicos. O velho espírito ranzinza agradece, e o cérebro fora de foco, após algumas boas rodadas, termina por lhes desejar um bom fim de semana.