sábado, 3 de dezembro de 2011

Desbravando cervejas: Super Bock (Portugal)

Bocka aí mais uma!

Recentemente fui ao mercado e acabei me deparando com esta surpresa portuguesa. Já havia visto algumas propagandas da Super Bock em jogos de futebol do campeonato português, mas jamais imaginei uma possibilidade de experimentá-la em plenas Terras Brasilis. Como o destino é generoso e sabe o quanto vale uma cerveja, eis que surge a oportunidade. E já que somos grandes bêbados, desperdiçar tal chance seria uma verdadeira mancada.

Pouco se sabe sobre a história desta companhia em específico. Sabe-se, contudo, que a Super Bock foi criada em 1927, atualmente em mãos da cervejaria Unicer. A Super Bock carrega consigo toda a tradição das cervejas portuguesas, história esta que já vem de séculos à fio. A Super Bock apenas é uma das representações de toda uma rica história, ao qual seremos obrigados a desbravar.

Em sua consistência, há uma grande presença de lúpulo, o que deixa a cerveja em um equilíbrio espetacularmente sério, quase amargo. A presença de espuma é média, e é possível sentir o sabor do malte tostado em conjunto com um sabor que lembra a presença de cereais em seu meio. Lembra muito a Heineken, e incrivelmente destaca-se por conta de possuir um sabor bem mais consistente. O conjunto da Super Bock é bem equilibrado e satisfaz no primeiro gole. É uma cerveja forte, especialmente se considerarmos os padrões tradicionais das grandes companhias. Possui 5,2% de álcool, contando assim com uma média bem acima das demais gigantes. Considerando todo o conjunto da obra, é possível perceber que o nome "Bock" na companhia não está ali de graça: Tem sentido e razão de existir.

Aos que buscam um tipo de cerveja extremamente consistente, forte, que consegue equilibrar as tonalidades amargas com o puro sabor do malte e do lúpulo bem condensado, a Super Bock é uma excelente pedida. Ela não decepciona em nada. Está disponível a um preço muito acessível, e carrega consigo toda a tradição portuguesa no que diz respeito a elaboração de cervejas. E assim seguiremos, cada vez mais alcoólicos!