sexta-feira, 22 de julho de 2011

Desbravando cervejas: LW øl Cerveja Artesanal (Brasil)



Já fazia um bom tempo em que não atualizava esta sessão. Por entre as correrias do dia-a-dia, cervejas vieram, cervejas foram, e nada de postagens relativas. Um verdadeiro descaso de minha parte, com algo tão importante em nossas vidas: O desbravamento dos cálices sagrados. Nós, Homens, estamos sempre em busca do elixir perfeito, aquele que serve como acompanhante e melhor amigo, seja nas horas amargas, seja nas horas de alegria. E por entre estas horas, fui muito bem presenteado pelo amigo Ricardo. Isto mesmo, presentado: A primeira cerveja desbravada de forma indireta pelo Kuay Floy.


Ricardo é um publicitário, daqueles geniais de mente aberta. Montou uma loja completamente italiana, de petiscos, vinhos e cervejas, chamada Don Corleone, situada na Água Verde ao lado do famoso Pingo Dog. O nome, propício para qualquer borracho de sangue italiano, é um verdadeiro convite ao paraíso. De salames à cervejas, estamos diante de algo superior. E por uma destas obviedades do destino, tornei-me grande amigo de Ricardo, uma vez que a minha busca pessoal pela Cerveja Sagrada coincidiu com sua fantástica (e viril) Don Corleone. Foi quando Ricardo me presenteou com esta pedrada: Uma LW øl artesanal, feita em Curitiba, com características completamente Britânicas.

A cerveja LW øl é elaborada pelo mestre cervejeiro Luiz Walter. Este homem, que terá um grande futuro no meio, é cervejeiro artesanal desde 2008, e entre suas premiações está uma medalha de prata conquistada no 5° Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, em Porto Alegre. A premiação é devidamente justificada: O cara é foda e sabe elaborar uma bela Stout, típico estilo de cerveja derivada das tradicionais Porters de Londres, só que mais forte.

Em linhas gerais, esta excelente LW øl é uma Dry Stout. Possui uma coloração bem escura, que lembra muito as características da escocesa Old Engine Oil, anteriormente desbravada por este blog (clique aqui). O segredo da combinação mortífera desta LW øl está na perfeita mistura entre a elaboração do líquido com Vinho do Porto. Isto mesmo, Vinho do Porto. Dotada de um leve toque de acidez, a LW øl possui um bom toque caramelado, além de boa concentração de lúpulo e cevada. Conta com uma baixa fermentação, e um baixo nível de espuma. Seu teor alcoólico provavelmente está situado em até 4,5%. Possui um sabor concentrado, que consegue mesclar o sabor do Vinho do Porto com a cevada, o lúpulo e os toques caramelados, estes últimos, por onde se situa o retrogosto final. Uma Dry Stout muito boa, provavelmente maturada em carvalho, extremamente leve, que consegue aquecer o corpo mesmo estando gelada (Temperatura muito boa pra consumo). O aroma da LW øl é tinto, e nas linhas conclusivas, chego a uma definição de que esta cerveja é um perfeito meio termo entre a irlandesa Murphys (clique aqui) com a Old Engine Oil. A cerveja artesanal LW øl é excelente para degustação após almoço, ou no aquecimento pra partidas de futebol in locco.

Fica a recomendação aos residentes da cidade de Curitiba: Procurem pela LW øl, elaborada pelo mestre cervejeiro Luiz Walter. Uma cerveja pra lá de Britânica com o fino toque das características caseiras. O não-arrependimento é certo. Se você busca uma opção completamente viável àquelas "águas amarelas" de sempre, esta recomendação é um prato cheio. Seguiremos adiante, na busca eterna por mais cervejas. Pois um Homem sem cerveja é um homem sem nada.