quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Desbravando cervejas: Old Engine Oil (Escócia)


Quando desbravei a Schiehallion, cerveja lager linha de frente da escocesa Harviestoun Brewery, sua qualidade me chamou muito a atenção. Então, saí mais uma vez na caça de outro produto desta cervejaria. Após achá-la por um preço mais camarada, retornamos aos mares do desbravamento com esta pedrada aqui: A cerveja Old Engine Oil.

Dizem que quando o cervejeiro Ken Brooker a tomou, pela primeira vez, afirmou que ela parecia um "óleo velho de motor", dada à sua fortíssima coloração escura. Assim ficou batizada a Old Engine Oil, uma Porter de sabor intenso. As cervejas Porters são mais escuras, e o nome vem do século 18, quando este tipo de cerveja fazia muito sucesso nas ruas, e também com os porters, que transportavam materiais nos rios da cidade de Londres, Inglaterra. Ao contrário das Dunkel, típicas em países como a Alemanha, as Porters são tradicionais no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia), além de serem tradicionais também na Irlanda, país vizinho.


A Old Engine Oil é elaborada com malte escuro, que dá um sabor de torrado. Dentre todas que tomei até aqui, é sem dúvidas a mais forte. Seu sabor é bem consistente, possui um bom amargo, equilibrando o volume geral da cerveja com um gosto mais exótico, que chega a lembrar o caramelo. Possui um teor alcoólico de 6,0%, bem acima da média das lagers, como é o costume das cervejas tanto Dunkel quanto Porter.

A escocesa Old Engine Oil segue a tradição da cervejaria Harviestoun. É uma cerveja excelente, bem diferenciada das demais, e que vale a pena você tomar.