quinta-feira, 28 de julho de 2011

Desbravando cervejas: König Pilsener (Alemanha)


Em mais uma daquelas infinitas idas ao Angeloni, no final de semana passado, decidi por enfim dar mais uma continuidade ao desbravamento de cervejas. Confesso que tal serviço está ficando mais difícil - e muito melhor - uma vez que a variedade disponível não é tão grande. Logo teremos de recorrer à outros locais e recursos, mas futuros à parte, acabei levando este petardo aqui: A cerveja alemã König Pilsener. A natureza geográfica deste gole já chama a atenção, já que a Alemanha sempre foi o berço das cervejas. Isto posto, a vontade de desbravá-la torna-se muito maior.


Criada na década de 1910, a König Pilsener foi elaborada pela cervejaria König Brauerei, que fica situada na cidade de Duisburg (clique aqui), que fica situada na parte ocidental do Vale do Ruhr (clique aqui), oeste da Alemanha. A história começa em 1825, com o nascimento de Theodor König, que abre uma pequena cervejaria em 1858 na região do distrito de Beeck, que naquela época, fazia parte do distrito de Duisburg. Desde a criação da companhia, que era pequena, Theodor König só elaborava cervejas do estilo Pilsener, com a ressalva do processo de fermentação das mesmas, completamente diferente aos padrões da época (sabores mais amargos). É quando viajamos até 1911, ano que nos forneceu os primeiros registros de elaboração desta cerveja em específico, a König Pilsener. Esta cerveja foi elaborada pra ser o carro-chefe da cervejaria König Brauerei. Por isso, alguns anos após a sua criação, ainda nos anos 10, ela foi re-adapatada aos moldes de elaboração de uma premium lager.


Histórias à parte, voltemos ao tempo presente, no desbravamento desta fantástica cerveja. Ela possui um paladar um tanto atípico para as Pilsener, o que torna tais características como seu grande essencial histórico de diferenciação. A König Pilsener conta com uma boa formação de espuma, que deixa rodelas pelo copo se consumida gelada. É bem consistente, cujo retrogosto amargo nos mostra uma provável densidade de lúpulo bem concentrado. Possui uma coloração amarela opaca, quase ao estilo da belga Hoegaarden. Conta com um teor alcoólico tradicional, de 4,9%, o que a torna mais propícia para o consumo de massas (Cervejaria de grandes quantidades). A König Pilsener é ideal para ser consumida ao lado de petiscos fortes, como os salames italianos ou as vinas (Salsicha, piá!) alemãs, de preferência com mostarda preta. Em todo o seu conjunto, a König possui um sabor final forte - e esta é sua grande característica - que puxa pras tonalidades amargas. Diante destas características, esta pilsener concentrada torna-se extremamente ideal, para ser consumida em dias mais frios.

Isto é um pouco sobre a König Pilsener, uma cerveja alemã diferenciada. Ao mesmo tempo em que é uma das grandes marcas daquele país, ela consegue conservar seu sabor denso, amargo, de forma que o conjunto da obra a caracterize como um líquido mais forte em relação às demais. Pra quem busca um tipo de cerveja assim, a König Pilsener realmente não decepciona.