sábado, 21 de janeiro de 2012

Graffitis: Grupos ultras do Napoli, representados nas ruas


Durante alguns meses fui coletando algumas fotos dos principais grupos do Napoli, ou melhor, dos graffitis e throw-ups que estes ultras foram realizando pelas ruas daquela principal cidade da região da Campânia, no sul italiano. Trata-se de um nível espetacular de mentalidade, não apenas pela exposição da paixão em tintas e cores, mas principalmente pela manutenção da característica fundamental do graffiti, assim como da pixação (como vocês verão a seguir): A demarcação de territórios.

Como a quantidade de grupos é considerável nas dependências do Estádio San Paolo, é preciso a compreensão sobre onde eles se situam e o que carregam consigo. Basicamente todos os grupos defendem a manutenção da "velha-escola" no futebol, sendo assim, contra as modernidades e repressões.

Na Curva A do Estádio San Paolo, também conhecida como curva sul, estão presentes os grupos Vecchi Lions (Criado em 1992, que leva consigo muito da ideologia das firmas britânicas), os Bronx (criados em 1999), os Brigata Carolina (fundada em 1989 em um bairro hispânico de Nápoles), os Teste Matte (1987), Napoli Sud (1996), os Mastiffs (grupo espetacular fundado em 1991), os Masseria (Que haviam acabado naquele mesmo ano, voltando às atividades logo na sequência), os Rione Sanitá e a própria "Curva A", grupo que faz uma espécie de liderança nas atividades de arquibancada, de rua e de excursões pela Itália e Europa. Estes grupos, especialmente os Teste Matte, já possuem um mental ideológico de centro-direita, no campo político.

Na Curva B, também conhecida como curva norte, já estão presentes os grupos Secco Vive (criado em 1991, formado por ex-integrantes da Masseria), os Fedayn Estranei Alla Massa (tradicional grupo de 1979) e os Ultras Napoli. É na Curva B onde estão as obras coreográficas de maior consistência, tais quais os famosos mosaicos. Suas tendências ideológicas no campo político passam justamente por um mental apolítico, isento de lados; focando apenas a paixão pelo Napoli.

Em idioma italiano, vocês poderão conferir mais sobre estes grupos no Fanzine Rangers nº 80 (clique aqui). O site Mondo Ultras também faz uma breve análise sobre o histórico dessa rapaziada (clique aqui), e você poderá obter mais informações clicando no marcador específico sobre os Napoli, no final desta postagem. Também volto a recomendar o excelente blog português Ultra Um Modo de Vida, que foi fundamental para a elaboração destas linhas napolitanas.

Confiram!











"Sobre todos os obstáculos" (Bronx, 1999)















"Corpo a corpo, cara a cara.
O cheiro arde gás lacrimogênio." (Curva A)



"Na Curva, cante. Na delegacia, cale." (Curva A)


















"Desde 1991 em guarda de uma paixão/fé" (Mastiffs)















"Coerenza & Mentalitá!" (Mastiffs)



























(Napoli Sud, 1996)






"Lâminas aos Infâmes" (Teste Matte)
Satirizando a falta de honra no uso de facas









"Ninguém Como Nós!" (Teste Matte)









"Resistiremos sempre em pé"






"A Nossa Rebelião Contra Avisos e Repressão"















"Ultras... Fora das leis" (Ultras Napoli)
Duplo sentido com a frase "Fuori gli Ultras" que pede liberdade.