terça-feira, 18 de outubro de 2011

AS Roma x SS Lazio... Derby della Capitale




Neste final de semana mais um clássico parou o mundo do futebol. Trata-se do histórico Derby della Capitale, protagonizado pelos clubes Associazione Sportiva Roma e Societá Sportiva Lazio. O primeiro da longa série de jogos disputados entre ambos ocorreu no dia 4 de dezembro de 1919, com vitória da AS Roma por 1 x 0. O clube gialorosso havia sido fundado em 1927, enquanto que a Lazio já existia desde 1900. Uma cidade tão histórica e tão poderosa quanto Roma, só poderia ter um derby futebolístico à sua altura.


O Derby della Capitale, também conhecido por aqui como o "Derby da Cidade Eterna", já envolveu e continua a envolver muitas histórias extra-campo. Entre todos estes elementos, podemos falar sobre o aguerrimento das principais ultras destas equipes, entre elas a Irriducibili (maior grupo), Eagles (Anos 80) e Vikings, que fazem a Curva Nord da SS Lazio, podemos falar do pessoal do antigo Commando Ultrá Curva Sud, atual Curva Sud Roma (AS Roma); como também devemos citar questões que realmente ultrapassam as quatro linhas da cancha. O pessoal que ama o futebol de arquibancada, das torcidas e do fervo, já conhece muito bem a famosa postura extrema-direita dos ultras da Lazio, talvez a mais significativa de toda a Europa, consistindo numa quase liderança de todo o movimento que preza por uma "identidade nórdica" mas que termina por envolver o racismo.

Do outro lado, há também a mesma postura em alguns integrantes ultras da AS Roma, vide o bairrismo dos gialorossi para com sua cidade e suas tradições. Adiante, também é comum vermos estandartes gialorossi fazendo referências ao catolicismo, às tradições "casual hools" como também aos jogadores ícones, tais quais o Totti. Do lado da Lazio, inúmeras bandeiras, também de referências ao estilo "casual hooligan" como também de questões políticas.


Ambas as curvas são extremamente fortes. Uma das coisas que chama a atenção no Derby della Capitale é o fato das tuas torcidas ainda terem iguais proporções na bancada, mesmo diante de toda a repressão que o governo italiano está causando com as ultras, através do Cartão Torcedor (Lá chamado de "Tessera del Tifoso"). Convenhamos que isso é raro, especialmente quando olhamos pro Brasil. Aqui, a tendência atual tem sido a de reduzir por completo o número de torcedores nas áreas visitantes. Em Curitiba, por exemplo, clássicos com pouco mais de 1.000 torcedores do lado contrário já virou algo completamente rotineiro. Lá em Roma, não. Lá este tipo de tradição ainda é preservada, mesmo correndo riscos diante da repressão do governo italiano.

No derby do dia 16 de Outubro de 2011, a Lazio venceu a AS Roma pelo placar de 2 x 1. Abaixo, vocês irão conferir as coreografias das duas torcidas. Ao lado norte do olímpico, um belo mosaico e a presença de uma águia, nos braços de um laziale que correu pela curva norte com ela nos braços. Do lado sul do Olímpico, o atropelo sobre as ordens policiais, com muita fumaça jogada dentro da cancha. Coisas apaixonantes do futebol que ainda resiste enquanto eterno naquela cidade:

As duas torcidas:


Águia na Curva Norte:


















Confronto entre ultras da Roma e da Lazio, nas tribunas do Estádio Olímpico. Dia 18 de abril de 2010:




Fervo fora do Estádio Olímpico entre as ultras do Roma, da Lazio e a polícia. Dia 18 de Abril de 2010:



Para ver mais fotos clique aqui.