sábado, 10 de setembro de 2011

Proper Dos - Hard Time (Santa Monica, Califórnia, EUA. 1993)


O grupo Proper Dos (composto por Frank Villareal no microfone e Ernie G. nas produções) sempre foi o que muitos lá na gringa consideram como "most slept ons" (Mais fodas) do Rap Chicano. Pessoalmente gosto muito do Proper Dos.

Frank V é o tipo de emcee que consegue destilar rimas ácidas. No geral, são letras que descrevem situações, momentos, reflexões, com uma precisão tão absurda, que ele consegue até soar "sarcástico". Ao descrever assim parece fácil, mas não é. Encontrar as palavras é um processo difícil na elaboração de músicas. Difícil levando-se em conta a criação de músicas-de-verdade, obviamente, não os sertanejos universitários que tanto presenciamos por aí. Enfim, o Proper Dos é foda; e muito destas qualidades tu percebe por vídeos dos caras ainda nos tempos que o Rap Chicano engatinhava rumo à expansão. Grande época!

No caso, este single, chamado Hard Time (Tempo Difícil), de 1993. Um excelente e belíssimo vídeoclip, que lembra bastante a pegada de filmes como o Blood In Blood Out. Os chicanos na cadeia, mantendo a tradição dos uniformes que vem de décadas (Locs, camisas, penteados, etc), e o rapper Frank V desossando. A letra é bem social, e o instrumental, completamente simples, ao contar apenas com um sample, que por si só dispensa a utilização da batida. Vale a pena, pra quem curte a cena chicana, o grupo Proper Dos é o que há!