sábado, 3 de setembro de 2011

Bad Blue Boys... de volta!



Segue aqui uma notícia retirada do site Ultras Tifo (clique aqui), readaptada ao português. Trata-se de uma informação à respeito dos Bad Blue Boys, a principal torcida do Dinamo Zagreb, um dos grandes clubes da Croácia. A torcida Bad Blue Boys (BBB) é famosa por suas festas e também por sua grande Mentalidade, é uma daquelas que não se rendem às questões impostas por um futebol moderno e saturado de corrupções. Segue a nota.

No começo da Temporada 2010/2011, os Bad Blue Boys iniciaram um boicote completo aos jogos do Dínamo Zagreb, tanto em casa, quanto fora. As razões para tal boicote, centram-se no fato do vice-presidente executivo do Dinamo Zagreb, Zdravko Mamić, ter transformado o clube em um negócio particular. O presidente do Dínamo é apenas uma figura, um fantoche, que não se pronuncia; e deixa todas as decisões importantes (De ordem $$$ financeira) nas mãos de Mamić. Este vice-presidente, além de realizar negócios escusos e corrputos; além de ter transformado o Dinamo Zagreb em algo muito menor que a rica história, também é famoso por suas... Trakinagens. Já fez strip-tease em aeroporto, já pagou pseudo-torcedores do Dinamo para que o defendessem e enfim. A situação chegou num ponto que a BBB, com toda a razão, não aguentou mais.

Contudo, 13 meses depois do boicote, os Bad Blue Boys voltam à atividade para dar continuade aos protestos, fervendo nas arquibancadas, apenas nos jogos em casa. O boicote continua aos jogos fora, e também às partidas da UEFA Champions League.

Segundo os Bad Blue Boys, o Zdravko Mamić é um dos homens mais poderosos da Croácia. Nós aqui no Brasil conhecemos várias figuras assim, não? Capacho$ da FIFA e das regalia$ do futebol moderno. O boicote dos BBB deu resultados, uma vez que o clube passou a pensar mais em marketing institucional, parou de vender os melhores jogadores; e o resultado dentro de campo veio a aparecer com a classificação à Champions League após 12 anos fora dela.

Os Bad Blue Boys vão continuar a luta. Trata-se de algo muito maior em jogo, trata-se da história rica de um clube tradicional. Trata-se do futebol moderno. Durante o boicote total, uma série de denúncias e provas de que Zdravko Mamić viola a lei, foram movidas no âmbito do judiciário pelos BBB e demais torcedores fiéis do Dinamo Zagreb. Todas as instituições Croatas ignoraram as ações, o que mostra quanto poder ($$$) Zdravko Mamić tem em mãos.

Nós aqui desejamos toda a boa sorte do mundo aos Bad Blue Boys. A luta é muito mais ampla, trata-se das figuras e peões de um tabuleiro podre, dominado pelo capital, que moderniza o futebol e transforma o esporte bretão em algo somente financeiro, aos velhos mafiosos que o controlam.

Eles estarão presentes no estádio já no próximo dia 10 de setembro, no derby entre Hadjuk Split x Dinamo Zagreb.



"So remember, out there somewhere you've got a friend,
And you'll never walk alone again."
(Cock Sparrer - We're Coming Back)

FOOTBALL FOR SUPPORTERS, NOT THE MAFIOSI!