domingo, 25 de setembro de 2011

Desbravando cervejas: Becker's Pils (Alemanha)

Adicionar imagem

O ato de você experimentar novas cervejas, por conta própria, é sempre uma espécie de "tiro no escuro". Ora você pode descobrir uma cerveja fantástica, ora você pode se decepcionar. Tudo varia de acordo com a marca escolhida e até o preço investido na compra dela. Entre uma destas cervejas que realmente não me impressionou, está a alemã (!) Becker's Pils. Em uma ida ao supermercado, deparei-me com a chamativa e bonita lata de cor metálica, além de um preço bem acessível.

A prática do desbravamento então seria quase que inevitável.

A história da Becker's Pils nos remete à história da "Brauerei Becker", uma tradicional companhia cervejeira criada pelos irmãos Becker ainda em 1877, na cidade de St. Ingbert, na Alemanha. A companhia passou por altos e baixos, tendo sido duramente afetada pelas consequências econômicas da Primeira Guerra Mundial, na década de 10. Ainda assim, a cervejaria cresceu, e chegou a adquirir algumas companhias na década de 50, como a Thunderbrew GmbH. Anos mais tarde, a Brauerei Becker foi comprada pela cervejaria Karlsberg (em 1989), e teve seu fechamento derradeiro no ano de 1998. Como herança, a Brauerei Becker nos deixou a Becker's Pils, uma das cervejas tradicionais da companhia. Mas a herança não é lá essas coisas.


A primeira impressão que se tem ao degustar a Becker's Pils é a constância de sabor metálico em todo o corpo do líquido. Não sei até que ponto a interferência da embalagem "latinha" afeta o conteúdo desta cerveja, mas ao degustá-la, é a sensação que tive. Pra uma cerveja forte ser boa, ela não precisa apenas seguir a Lei Alemã de Pureza, mas sim, ser elaborada com consistência em todo o conjunto: Sabor equilibrado, assim como a dosagem certa de lúpulo, malte, e detalhes (sabores), ter uma boa fermentação, boa cremação. No caso da Becker's Pils, o que se vê é um produto muito similar às 4 lagers nacionais: Baixa formação do creme com a espuma se dissipando rapidamente, um excesso de panificação (Se você tomar umas 5 dessas vai se sentir pesado), um retro-gosto amargo, e um sabor com ausência de sabores característicos: Presença amarga nas notas, e o já citado final metálico. A sensação que esta cerveja me deixa, é de ser superior à tríada Brahma-Antarctica-Skol, ser de um quase nível da Kaiser*, a quem credencio como superior a Becker's, e bem distante da nossa querida Bohemia.

Se você quiser experimentar a Becker's Pils, vale a pena em termos de preço, pois a latinha é bem em conta pro bol$o. Mas não dá pra esperar algum destaque desta cerveja, pelo menos não aqueles destaques que estamos acostumados em presenciar nas cervejas por aí, de sabores variados, e excelentes drinkabilities.


*Considerando a Kaiser feita e consumida em Curitiba. Por causa dos diferentes locais de produção das 4 grandes neste país, há diferença na qualidade dos ingredientes utilizados, e isso afeta as regionalidades. No Distrito Federal, o amigo Charlinho alertou que a Kaiser é uma porcaria.