sábado, 27 de agosto de 2011

Desbravando cervejas: Bierbaum Weiss Helles (Brasil)




Por estas indas e vindas, resolvi então focar um pouco mais aos nossos produtos nacionais. O Brasil tem suas cervejas boas. Bem ou mal, três das quatro principais, são completamente amigáveis nos rolês e bares. As outras demais, com toques caseiros, mais elaborados; se tornam verdadeiras irmãs. Mais cara$, é claro. Mas algumas marcas valem a pena, caso você queira degustar cervejas mais específicas. Se você procura um tipo de cerveja mais forte, especialmente em termos de paladar, uma das opções brasileiras é a Bierbaum Weiss Helles.

A Bierbaum Weiss Helles é da Cervejaria Bierbaum, criada em 2004. Fundada pelos irmãos Bierbaum, a sede desta humilde companhia está situada na cidade de Treze Tílias, no interior de Santa Catarina. A arquitetura da pequena fábrica desta cervejaria preza pelo charme, adotando um formato de casa "alpina", em referência aos alpes austríacos. Segundo informações apontadas pelo site da empresa, a elaboração das cervejas está centrada no conceito europeu, o que é uma obviedade. Países como Alemanha, Áustria, Bélgica, entre tantos outros; foram pioneiros na elaboração desta grande bebida, ainda nos monastérios. Contudo, o conceito está focado exatamamente no processo destas elaborações, uma vez que o malte da cevada, os lúpulos e o fermento (levedura) são importados da Áustria e da Alemanha. As cervejas da Bierbaum também são feitas sob o rigor da Lei Alemã de Pureza de 1516, o que contribui para um formato mais caseiro do mesmo. Vamos lá?


A cerveja Bierbaum Weiss Helles é forte. Esta é a primeira linha geral que tu tira após o primeiro gole. Ela é encorpada com trigo, possui uma carbonatação forte, e conta com a coloração do líquido em um amarelo opaco, quase escuro. Possui 4,9% de teor alcoólico, dentro dos padrões da "normalidade" pra não te deixar tão borracho. A Bierbaum Weiss Helles também conta com uma boa formação de espuma, além de um sabor bem concentrado que preenche o paladar, com toques cítricos que lembram a Hoegaarden, leves notas carameladas, e muita presença de aroma de banana, além de um final bem amargo; um retrogosto que deixa um sabor metálico. Pra quem gosta de fortes emoções, eu indicaria este tipo de cerveja com salames e azeitonas, além dos bons e velhos cigarros de sempre. Pra quem já curte outra cena, indico a Bierbaum Weiss Helles pros dias de inverno, uma vez que é um tipo de cerveja mais "pesada" nos seus finalmentes.

Há quem não goste de cervejas assim, há quem goste. Pessoalmente, a Bierbaum Weiss Helles foi devidamente aprovada ao paladar. Já sou um que curte mais estes sabores amargos, a exemplo das Porters e Stouts londrinas. Outros, certamente preferem cervejas mais leves, que tenham sabores mais definidos, além de refrescância. Independente dos costumes de cada um, vale a pena perder uns minutos em desbravar a Bierbaum Weiss Helles, e com isso, poder sentir um pouco do gosto de Santa Catarina na bebida sagrada. Dale!