terça-feira, 5 de abril de 2011

East Los Angeles e a vida retratada nas ruas

Los Angeles é uma das maiores metrópoles do mundo, abrigando diversos bairros e condados. Debaixo da ensolarada Califórnia, ela é um berço cultural e artístico incrível. Pessoas, por ora, limitam-se a pensar em L.A como uma espécie de reduto de "paparazzis e artistas". Ledo engano. Por trás do pequeno véu desta falsa Hollywood, que induz ao falso glamour, tornando-se apenas icônico enquanto cultura enlatada e fútil; existe toda uma vida conturbada, problemática, dramática, de pessoas humildes, além de uma diversificação incrível de raças. Abençoada por Nossa Senhora do Guadalupe, tal cidade consegue abrigar todos estes elementos, e uma destas paisagens mais belas, é a região de East Los Angeles.

East Los Angeles é mágica. Possui uma fotografia incrível, uma tonalidade de azul no céu um tanto intensa. Possui ruas largas, poucos prédios, alguns monumentos, pontos turísticos como El Alisal, e regiões retratadas em filmes, como El Pino, no filme Blood In Blood Out. Mas seu maior tesouro, além da rica história proveniente desde a colonização no século 18, é seu povo; latino, retratado não apenas em filmes épicos, como Boulevard Nights, ou em músicas de Kid Frost, mas também nos murais.

Seguem algumas pinturas incríveis, que retratam a fibra e o sangue de uma população riquíssima:



La Pared Que Habla, Canta y Grita: Pintura de Paul Botello, com apoio de Adalberto Ortiz, Gerardo Herrera e Gustavo Sanchez. Um protesto ao assassinato de um jornalista mexicano, por um policial (All Cops Are Bastards!) durante a passeata National Chicano Moratorium March, contra a Guerra do Vietnã, em 1970.




Jobs Not Jails: Mais empregos, menos cadeias. Mural da Homeboy Industries, que ajuda à comunidade na criação de mais empregos.




Together: Pintura de Christina Miguel, com apoio da East-West Community. Faz homenagem à imigração chinesa aos Estados Unidos, e às dificuldades enfrentadas por aquele povo.




Cultural Identity Indicating Time in Perpetual Movement: Pintura de Eloy Torrez, fazendo homenagem às maiores figuras Mexicanas e Chicanas, fundamentais no processo de consolidação do México enquanto identidade cultural.




Ghosts of The Barrio: Pintura de Wayne Healy, retratanto os "homies" acompanhados de seus ancestrais culturais, tais quais o Azteca, o Conquistador e o Mestizo.



Untitled: Graffiti pintado por Vyal, Retna, Werc, Kofie, em 2008.




Um dos clássicos de East Los Angeles, é o mural pintado por Paul J. Botello, em 1991. Retrata o caos urbano da vida, começando nas balas perdidas atingido meros esqueletos (mortos) na ponta esquerda, indo ao centro (Nossa Senhora do Guadalupe) e à direita, onde está a esperança da população.




Homenagem aos mestres mexicanos, feito em 2004.