sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Desbravando cervejas: Birra Moretti (Itália)


De volta aos tragos, nesta sexta-feira espetacular. Sextas-feiras abrem as portas do fim-de-semana, e como amanhã teremos pedreiras, como o clássico Paratiba; o clássico entre Racing Clube de Avellaneda x River, e o West Ham United recebendo o Newcastle, precisamos estar preparados. O álcool precisa descer desde cedo, e nada melhor do que um bom alento tradicional, que resgata o orgulho de sermos homens. Porque homem que é homem bebe cerveja boa. Isto posto, meu nobre, fui ao mercado na intenção de mais desbravamentos. Acabei descobrindo uma, que realmente não decepciona, e pode ser colocada na lista das cervejas de verdade. Aquelas cujo gosto não mente, não engana. No caso, é a italiana Birra Moretti, uma cerveja riquíssima em tradição, algo muito em falta neste mundinho moderno de hoje (Como sempre digo).

A Birra Moretti é uma cervejaria italiana, fundada na cidade de Udine, em 1859, por Luigi Moretti. Em 1996, a companhia foi vendida pra Heineken, que manteve a Birra Moretti em todos os seus aspectos, tanto regionais, como principalmente de sabor. A Heineken não seria louca de alterar os aspectos desta cerveja, e começaremos a explicar o porquê disso.


A Birra Moretti que tratamos aqui é a Premium Lager, ou seja, a cerveja tradicional deles. É a cerveja principal, a linha de frente. Ela possui 4,6% de teor alcoólico, e isso pode aparentá-la como comum, em virtude das características das 4 grandes brasileiras. Não se engane. O sabor da Birra Moretti é forte, muito bem concentrado; o que ajuda a tornar seu resfriamento mais demorado. É possível sentir a cevada em tonalidades bem concentradas. A Birra Moretti não possui aromas, diferente de uma Hoegaarden por exemplo. É uma cerveja pura, sem requintes, e lembra bastante a Quilmes. A cervejaria Birra Moretti possui oito produtos, ou melhor, 8 cervejas em toda sua linha de catálogo. Entre elas está a La Rossa, uma dunkel (escura) com 7,2% de teor alcoólico. Outras de maior destaque são a Baffo D'Oro, a Sans Souci, e a Doppio Malto, que certamente serão desbravadas aqui no blog.

Fica o conselho aos camaradas de plantão: Não durmam no ponto, escolham a Birra Moretti que é uma cerveja de homem, completamente hooligan. Cerveja italiana rica em tradição. Certamente uma das grandes do Velho Continente. E assim seguiremos a caminhada, desbravando cervejas rumo ao A.A.