quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Desbravando cervejas: Franziskaner Weissbier Dunkel (Alemanha / Germany)


Agora a pouco descolei, à caminho de casa, esta aqui: Franziskaner Weissbier Dunkel, por um preçinho camarada. Esta é mais uma daquelas infinitas quartas-feiras de noite encalorada (sempre faz calor na quarta, incrível...). Quartas-feiras que pedem uma cerveja, que por sua vez, tornam a noite um pouco mais agradável. Nunca fui muito do clima tropical, e coisas como cerveja (ou as "biatys" de roupas curtas!) ajudam a passar este tempo de folga.


A cervejaria Spaten-Franziskaner-Bräu-GmbH, fabricante desta Dunkel, é situada na cidade de Munique, e suas cervejas variam entre as marcas Spaten e Franziskaner. Os registros históricos desta cerveja datam de 1397, ano em que a cervejaria foi fundada sob o nome de Welser Prew. Em 1854, ela se mudou para o local em que permanece até os dias atuais, sendo que em 1867, já era considerada a maior cervejaria de Munique. No começo do século XX, em 1909, a companhia começou as primeiras exportações para a América do Norte, primeiro processo que tornaria a Spaten-Franziskaner-Bräu-GmbH reconhecida mundialmente, décadas mais tarde, como uma das cervejarias mais tradicionais do continente europeu. Em 2006, o tradicional local de fabricação foi fechado, tornando-se o museu desta companhia.

Para começar o desbravamento, ou entender melhor esta Franziskaner, é preciso saber que ela é uma cerveja Dunkel, ou seja, mais escura que as weissbiers tradicionais, amareladas. Dunkel é o adjetivo germânico utilizado pra definir "dark" (escuro), e daí vem o sentido de estas cervejas amarronzadas levarem o nome. As "Dunkel" são muito tradicionais na região de Munique (Münich), assim como por toda a Bavaria, e suas concentrações de teor alcoólico podem variar dos 4,5% aos 6%. Esta aqui em específico, Franziskaner Dunkel, leva o teor alcoólico de 5%; mais comum em cervejas estrangeiras de maior refinamento.


A Franziskaner Dunkel, em sua composição, leva pouco lúpulo. Além do teor alcoólico na medida (5%), sua coloração nos fornece um marrom bem escuro, fortemente opaco. Contudo, o sabor não é tão concentrado, se comparada às demais do mesmo gênero. O aroma da Franziskaner Dunkel, em compensação, é um pouco mais forte, lembrando uma mistura entre banana e cravo. Em linhas gerais, não é uma daquelas cervejas de parar o trânsito, como a Hoegaarden, mas ainda assim vale muito a pena. A Franziskaner Weissbier Dunkel é uma cerveja na medida, além de ser rica em tradição, pois falamos de um dos maiores celeiros de cervejas do mundo, que é a região da Bavaria, na Alemanha.