quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Desbravando cervejas: Leffe Blonde (Bélgica)


De volta ao mercado, buscando o velho alento de guerra, me deparo com a Leffe Blonde, a um preçinho camarada. E olha... Espetacular. É o puro tradicionalismo. Não encontro outra palavra pra definir este tijolaço alcoólico chamado Leffe Blonde. Também não é por menos. É uma cerveja secular, cuja história nos remete aos tempos do auge da Idade Média, lá na Europa, o velho continente de guerra.

A Leffe surgiu em 1152, mais precisamente na Bélgica, e para entender este processo, é preciso entender que as cervejas naquela época eram feitas em mosteiros, pelos monges. No caso da Leffe, tudo começou aqui, no mosteiro de Notre Dame de Leffe, criado em 1152, nas proximidades do Meuse River, província de Namir, no sul da Bélgica. Como tradicionalmente era feito pela Europa, aquele mosteiro contava com os premonstratenses, verdadeiros cânones da cerveja. Era muito comum a fabricação de cerveja pelos monges, por ser um tipo de bebida que, ao mesmo tempo em que aquecia o corpo, também fornecia todos nutrientes necessários, uma vez que os países da Europa possuem, até os dias de hoje, invernos rigorosos.


Então, usando de um conhecimento passado de geração a geração, contando com todos os ingredientes encontrados na natureza (perto do mosteiro), estes cânones desenvolveram uma cerveja única, a Leffe, fabricada apenas naquela região. Durante a Idade Média, o mosteiro passou por momentos difíceis, sendo atingido por desastres naturais (e também humanos), em virtude das guerras da época. Em 1794, durante a Revolução Francesa, o mosteiro foi desertado, e a cervejaria foi destruída. Isto não foi o suficiente, e os cânones da Leffe retornaram em 1902. Durante todo este tempo, desde 1152, a cerveja Leffe foi produzida, em pequenas quantidades, uma vez que era a bebida dos monges.

Em 1952, foi feito um acordo entre a cervejaria Leffe e uma marca comercial de logísticas, um dos primeiros de toda uma geração. A marca Leffe continua em vigor até os dias de hoje, sendo uma autentica cerveja belga desde os tempos dos mosteiros. É o mais puro tradicionalismo em álcool, e você não se arrepende. A Leffe Blonde possui um teor alcoólico bem alto, de 6,6%, em virtude da Bélgica ser um país muito frio. O teor alcoólico, como de praxe, diz muito sobre uma cerveja, e esta aqui ultrapassa os limites, carregando no alento. A coloração é levemente escura, porém, o sabor não é tão concentrado, ele é mais diluído, o que não a torna menos forte. Muito pelo contrário. A Leffe Blonde é uma cerveja rica, principalmente na cevada. Excelente cerveja, espetacular, e o mais importante: Rica em tradição. Continua a missão de desbravamento! Rumo ao A.A!