sábado, 21 de agosto de 2010

Desbravando cervejas: Edelweiss Weißbier (Áustria)



Após mais uma ida no mercado, na busca do álcool eterno, encontrei esta jóia rara. Uma pérola riquíssima em meio ao vasto oceano. Mais uma cerveja que traz alento ao corpo e calibres pra mente. No caso, é a Edelweiss Weißbier, cerveja austríaca, riquíssima em tudo, inclusive na sua própria tradição. O termo Weißbier justifica a razão desta cerveja: É utilizado pra designar as cervejas feitas com malte de trigo (ou malte de cevada), possuindo teores alcoólicos maiores. As Weissbiers são muito consumidas no sul da Alemanha, já uma tradição do local.


A cerveja Edelweiss vem da região de Salzburg, na Áustria. Sua marca vem de 1986, mas a cerveja em sí existe desde 1475; fundada na época sob o nome de Kalte Bräuhaus pelo prefeito do vilarejo de Kaltenhausen, chamado Johan Elsenhaimer. Ou seja, é uma cerveja de tradição mundial, existente desde o período medieval da humanidade. Em termos do gole em sí, a Edelweiss Weißbier possui uma coloração amarela mais escura, opaca, onde a levedura não é filtrada. Isso a deixa riquíssima no sabor, pois a textura dela fica muito mais concentrada, ou seja, muito mais chapante.

Não bastando isso, a Edelweiss Weißbier possui um teor alcóolico de 5,5%. Em termos, ela é muito mais forte do que as tradicionais brasileiras, e até mesmo sulamericanas. É reproduzida nos exatos moldes das Weissbiers alemãs, que concentram sabor e álcool em altos níveis. Isto faz da Edelweiss Weißbier um verdadeiro alento ao corpo, cujo consumo vale a pena. Ela não é cara, considerando suas qualidades, ficando recomendável à todos os hooligans e pilakos de plantão.

Seguiremos na caminhada desbravando mais cervejas rumo ao A.A.