sábado, 17 de julho de 2010

Desbravando cervejas: Cerveza QUILMES (Argentina)




Após a Norteña, voltei ao mercado, mais uma vez, e como de costume fui seco na sessão de cervejas. O bom, é que neste mercado, a sessão é enorme, além de ser perto da entrada, o que torna a ida até lá muito mais prazerosa. E nessas, descolei esse petardo e virei fã desta cerveja. Já está inclusa no cardápio de golez rotineiros, e será minha acompanhante nos futebols da vida.

A cervejaria Quilmes foi fundada em 1888, no bairro de Quilmes, em Buenos Aires, pelo alemão Otto Bemberg. Este cervejeiro nasceu em Köln, na Alemanha, tendo se imigrado para a Argentina logo em 1850. Após a fundação, já nas décadas seguintes, a cerveja tomou de assalto o mercado local de bebidas, tornando-se um dos símbolos nacionais da Argentina, vindo a patrocinar os torneios de futebol locais (torneios Apertura, e Clausura), como também a própria Seleção Argentina de Futebol (AFA).

Ela leva o nome do bairro de origem, e se mantém fiel ao sabor dado por Otto. Possui cerca de 4,9% de teor alcóolico, além de um rico sabor. É um tipo de cerveja que desce suave, traz alento ao corpo em qualquer condição, mesmo não estando tão gelada. Possui uma coloração média, ou seja, mais forte do que as tradicionais brasileiras, e menor em relação à algumas cervejas do tipo Heinneken (postagem futura). Porém, vale lembrar que a coloração não julga o teor da cerveja; e neste caso, a Quilmes é riquíssima. O sabor é bem concentrado, rico na cevada e na qualidade da água.


Além desta pedrada tradicional, a Quilmes possui vários tipos de cerveja: A Quilmes Cristal, Quilmes Light, Quilmes Bock, Quilmes Stout, e Quilmes Red Lager. A AmBev comprou 37% da cervejaria em 2002, e mais uma vez, isto ajuda a encontrarmos essa pérola em bandas canarinhas. Porém, nem tudo é perfeito. As demais opções da Quilmes são mais raras de serem encontradas, o que torna maior a nossa disposição em desbravá-las!

Muitos podem pensar que, por ser da Argentina, não vale nada. A maioria dos brasileiros, infelizmente segue este preconceito idiota, fomentado pela Rede Globo. Como torcedor incondicional do Paraná Clube, e também do Racing Club de Avellaneda, lhes recomendo a Quilmes. Ocupa, sem dúvidas, as cabeçeiras das 10 melhores cervejas da América Latina. Seu sabor rico, exatamente equilibrado com um ótimo teor alcóolico, a transformaram em uma paixão nacional na Argentina. E paixão pessoal minha, claro!

E vamos que vamos, desbravando mais cervejas, rumo ao A.A.