terça-feira, 27 de março de 2012

Desbravando cervejas: Baltika Cooler Kynep Premium (Rússia)


Na geladeira do bar que costumo frequentar assiduamente, há diversas cervejas importadas. Produtos que ampliam demasiadamente as opções, diante do quadro oferecido pelos tradicionais supermercados da cidade. Ainda que mais caras, sabe como é a vida de quem ama cerveja. Uma hora, há de se levar uma destas pra casa. E eis que naquela mesma geladeira, uma única cerveja incrivelmente loira despertava a atenção deste singelo borracho. Entre indas e vindas, decidi levá-la. Era o tipo de situação intuitiva, que dizia n'alma: "Leve que não tem erro". O acerto foi grande, e vamos aos finalmentes com esta belíssima cerveja russa chamada Baltika Cooler Kynep Premium, de 500 ml.

A cervejaria Baltika foi fundada em 1990, já após a dissolução da então União Soviética, na cidade de São Petersburgo, Rússia. A data de fundação é importante, uma vez que a cervejaria precisava de equipamentos modernos capazes de processar a fermentação de itens utilizados na fabricação das bebidas. Em 1996, a cervejaria Baltika se tornou a líder de mercado dentro da Rússia; sendo atualmente dona da liderança do mercado do Leste Europeu. Em 2010, ela registrou um share de mercado em cerca de volumosos 40,6%. Entre suas cervejas, a distribuição das marcas é oferecida aos consumidores de maneira muito interessante: Números. Portanto, da "Baltika 1", que é uma cerveja Light, à Baltika 7 feita pra exportação com maior volume alcoólico, seus produtos são divididos conforme a variação do estilo da cerveja. Não limitam-se à apenas 7, a variedade é maior. Utilizei apenas de um exemplo para amostragem, que você pode conferir clicando nesta foto aqui.

Com tamanho share de mercado, não tardaria para maiores ambições, e eis que entra o lançamento desta cerveja Baltika Cooler Kynep Premium. Criada em 2006, após um extenso projeto de elaboração; a Kynep veio para ser um adicional da cervejaria Baltika: Manter a liderança de mercado com uma bebida leve, simples, arrojada e extremamente refrescante. O resultado deu certo, e eis que as terras distantes do gelo siberiano começam a receber as remessas desta potencial e loiríssima cerveja, que já desperta água na boca apenas pelo ar de sua embalagem.

Pra começar, a Baltika Cooler Kynep Premium possui um sistema de abertura muito interessante e diferente das tampinhas tradicionais. Trata-se da tampa estilo "ring crow", um sistema finlandês que permite que você puxe a tampa de uma borracha revestida com uma camada protetora, sem precisar de abridor, através de uma argola. Prático e eficiente. Sobre o líquido sagrado em sí, as expectativas atendem às exigências. A Cooler Kynep é extremamente equilibrada, leve, com sabor realçado de cerveja, sendo ao mesmo tempo refrescante. Ela é completamente propícia para dias de verão e extremo calor. Não possui aquele típico gosto panificado no estômago, e também não deixa aquele clássico retrogosto azedo das tradicionais brasileiras: É o contrário. Ela desce como uma luva, e o retrogosto é refrescante, gelado. Conta com uma ótima carbonatação, além do malte ampliado sobre o lúpulo, característica perceptível quando degustada nesta temperatura assim, bem gelada. A Cooler Kynep possui uma ótima formação de espuma, e conta com o teor alcoólico comum, de 4,7%. Sua cor amarela é intensa: É mais opaca que as tradicionais nacionais, porém mais transparente que as tradicionais européias. Sua drinkability é formidável, sendo excelente para degustação cotidiana (apesar do preço), tornando possível a chance de se tomar várias sem sentir qualquer mal-estar fora a embriaguez normal. Prazeirosa, aconchegante, com um gosto muito bem equilibrado entre o trigo e o lúpulo, sem adicionais de sabor. É uma cerveja pra liderança de mercado, para brigar com Heinekens, Quilmes, Estrella's Damm's, Corona's e demais poderosas do gênero. Uma Pale Lager pra ninguém botar defeitos.


Apesar do preço consideravelmente salgado para o que ela se propõe - ser uma top de mercado - ainda é possível uma maior compreensão, especialmente por causa dos motivos de importação e impostos sobre estes produtos. Mas isso não impede você de degustar a Baltika Cooler Kynep Premium - caso a encontre - especialmente se sua busca por cerveja reflete algo mais leve, que acentue teu paladar e te refresque pros dias de calor. É uma marca pra ser uma das Top 5 cervejas lagers tradicionais, e portanto, corra pegar a sua.