sábado, 10 de julho de 2010

Desbravando cervejas: Cerveza NORTEÑA (Uruguay)


Outro dia desses, de rolê no mercado, fui no setor de cervejas. Aliás, foi o primeiro setor que eu fui, pra variar. Lá, várias opções. O paraíso pilako. E nessas acabei levando esse petardo, a cerveja Norteña.

A Norteña é fabricada, no Uruguay, desde 1866, na fábrica de Paysandu. Foi adquirida recentemente pela AmBev, o que ajuda a encontrá-la nessas bandas canarinhas, e olha... Que cerveja! Lambi os beiço com essa amarela! Ela tem um teor alcoólico de 5,0%, superior às tradicionais aqui do Brasil, o que já dá pra começar a brincar. Teor alcoólico diz muito sobre uma bebida. Além dessa qualidade, ela é rica no sabor da cevada, possui realmente um amarelo mais intenso, parecido com a alemã Erdinger (postagem futura), que é onde você percebe que há uma concentração mais forte. É uma cerveja que lembra, no conjunto da obra, a antiga Antarctica Original (quando ainda era fabricada em Ponta Grossa, PR).

Vale a pena, ela custa um pouco mais caro, por causa do processo de importação, mas pra desbravar cerveja com uma sonzeira no talo, não há igual. A uruguaia Norteña é facilmente colocada entre as 10 melhores cervejas da América Latina. E vamos na sequência da vida, desbravando todas as cervejas rumo ao A.A: Algum Alento!

OBS: Sim, a foto fui eu quem tirou. Será assim com todas as cervejas a serem desbravadas e tomadas!